Portal Oficial de Visconde do Rio Branco - MG

Retorno às aulas presencias será obrigatório a partir de novembro nas escolas de Minas Gerais

Novo protocolo para atividades escolares acaba com o distanciamento adicional entre alunos
Fonte: Redação / Itatiaia
WhatsApp
Facebook
Twitter
ee celso machado
Foto: Escola Estadual Doutor Celso Machado/ Arquivo da Escola

 

O Governo de Minas anunciou, nesta sexta-feira (22), que o retorno às aulas presenciais não será mais facultativo nas redes públicas e privadas de ensino em todo o estado. Com a medida, que passa a valer a partir do próximo dia 03 de novembro, todos os alunos deverão voltar as salas de aulas. A medida consta no novo protocolo sanitário para as aulas presenciais aprovado pelo Centro de Operações de Emergência de Saúde (Coes), da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Segundo a SES, no novo protocolo para atividades escolares, 6º aprovado pelo Coes, serão extintos o distanciamento adicional entre alunos. Além disso, permanecem vigentes as demais recomendações sanitárias, como o uso correto de máscaras cobrindo boca e nariz por todos, lavagem de mãos, etiqueta respiratória e a limpeza e manutenção frequente das instalações, bem como o rastreamento de contato com pessoas infectadas por covid-19 em combinação com isolamento e quarentena.

Conforme o Governo de Minas, a obrigatoriedade do retorno às aulas foi possível devido à redução de casos de covid-19 no estado em associação com o avanço da vacinação. O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, detalha o motivo da decisão.

“Foram apresentadas várias justificativas, entre elas o crescimento da vacinação e o aumento do número de pessoas com duas doses recebidas. Os professores já estão todos vacinados e o alunos acima de 12 anos também já iniciaram o processo de vacinação”, explicou Baccheretti.

Segundo o secretário, outro fator que contribuiu para a retomada das aulas presenciais é a grande adesão aos protocolos sanitários pelas escolas públicas e privadas. “Isso permitiu que o grupo técnico decidisse acabar com o distanciamento adicional entre as carteiras”, afirmou.

No entanto, a Secretaria reforça que a flexibilização amplia a necessidade de intensificar o monitoramento de casos de covid-19, sobretudo em pacientes que tiveram contatos com a comunidade escolar.

A íntegra da 6ª versão do Protocolo de Retorno às Atividades Escolares Presenciais está disponível no site do Governo de Minas.

 

 

 

Gostou? Compartilhe

Deixe um comentário

Avicultura da agricultura familiar abastece merenda escolar em Paula Cândido

Avicultura da agricultura familiar abastece merenda escolar em Paula Cândido

  O primeiro contato com a avicultura ocorreu por intermédio da Empresa de Assistência Técnica e…
Celeste de Moura. Um exemplo no esporte aos 79 anos

Celeste de Moura. Um exemplo no esporte aos 79 anos

  Tem gente que pensa que atividade física é pra poucos. Tem gente que cansa…
Os jogadores Rio Branquense ausentes que conquistaram o mundo

Os jogadores Rio Branquense ausentes que conquistaram o mundo

    Ser jogador de futebol é o sonho de muitos meninos, não é? Desde…
FECHAR MENU

Estamos começando a criar o maior Portal de Informações da Cidade! Acesse sempre…

Cadastrar Rádio

Preencha o formulário para cadastrar sua Rádio em nosso Portal.