Um levantamento apontou que uma em cada cinco vítimas de fraudes já cometeu algum ato ilícito. A pesquisa foi realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
O estudo foi divulgado nesta quarta-feira (3) e revela que o ato ilícito mais cometido (23,90%) é o uso de “gato em serviços de TV por assinatura, banda larga, luz e telefone”.
Na sequência, aparece “mentir que determinado produto estava anunciado por valor diferente, com o intuito de pagar mais barato” com 15% .
Confira os atos ilícitos mais comuns:
– Uso de gato em serviços de TV por assinatura, banda larga, luz e telefone (23,90%)
– Mentir que determinado produto estava anunciado por valor diferente, com o intuito de pagar mais barato (15%)
– Consumo de mercadorias dentro da loja com o intuito de não pagar pelo produto (14,40%)
– Cancelamento de compras realizadas via internet após ter recebido outro produto (13,90%)
– Utilizar serviços através de contas de terceiros sem autorização para não realizar pagamento (13,90%)
– Falsificação de comprovante de renda/endereço (12,20%)
– Adulterar medidor do relógio de luz e/ou água (12,20%)
– Mentir que um produto comprado em numa loja não chegou para receber devolução do dinheiro ou outro produto (11,70%)
– Pedir estorno de compras realizadas na internet tendo recebido e não devolvido o produto (11,10%)
– Furto de produtos em loja (11,10%)
– Usar carteira do plano de saúde de terceiros (10,60%)
O levantamento levou em consideração internautas que sofreram algum tipo de fraude nos últimos 12 meses, sendo que 20% (3,4 milhões de consumidores) confessam que já praticaram algum ato ilícito para ter vantagem financeira.