O município de Visconde do Rio Branco suspendeu a aplicação da 2ª dose da CoronaVac. A informação foi divulgada nesta terça-feira (27) pela Prefeitura. Já a campanha para aplicação da 1ª dose continua nesta quarta-feira (28), em idosos de 62 anos, que vão receber a vacina AstraZeneca.
De acordo com a Administração, a paralisação parcial ocorreu após o atraso de entregas dos imunizantes. O G1 entrou em contato com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) que enviou uma nota. Veja abaixo na íntegra.
Nos últimos meses, outras cidades, como Muriaé e Santos Dumont, também suspenderam a vacinação por falta de vacina.
Falta de doses da CoronaVac
De acordo com a Prefeitura, estava prevista, para esta terça-feira, a vacinação da 2ª dose nos idosos de 70 e 69 anos.
Apesar disso, o Executivo explicou que houve mudanças no fornecimento da CoronaVac e que a mesma atrasou. Na segunda-feira (26), também não ocorreu a imunização.
A nova programação será divulgada posteriormente para os idosos de 72 a 64 anos que ainda precisam receber a última dose.
Em uma live, o vice-prefeito de Visconde do Rio Branco, o médico Dr. Miguel Slaibi (PSL), informou que a Secretaria Municipal de Saúde vai receber ainda nesta terça-feira, 120 unidades da CoronaVac.
O novo lote será destinado aos primeiros idosos de 72 anos e 71 anos que foram na segunda-feira ao Parque de Exposições e não receberam a aplicação por falta das vacinas.
Vacinação da primeira dose
Nesta quarta-feira, os idosos de 62 anos poderão tomar a primeira dose da AstraZeneca após a chegada de 470 doses.
A vacinação vai ocorrer pelo sistema de drive-thru, de 8h às 15h, no Parque de Exposições.
Nota da SES-MG
“A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá distribuiu as 14 remessas de imunizantes contra a covid-19 aos 31 aos municípios de sua jurisprudência, de acordo com os quantitativos enviados pelo Ministério da Saúde (MS).
Visconde do Rio Branco recebeu 10.401 doses de imunizantes, entre 7.800 Coronavac e 2.601 da Astrazeneca. Foi recomendado pela SES-MG e discriminado em planilha que fossem aplicadas 3.450 primeiras doses de Coronavac e reservadas 4.350 para administração da segunda dose, a serem aplicadas no intervalo preconizado de duas a quatro semanas, garantindo o ciclo completo de imunização do paciente.
Conforme informações do município, publicadas no painel Vacinômetro, no site da SES- MG, o município de Visconde do Rio Branco aplicou 6.385 primeiras doses, e 2.327 segundas doses de imunizantes.
A GRS de Ubá ressalta que, até o dia 26 de abril, não foi notificada por nenhum dos 31 municípios de sua jurisprudência sobre possíveis intercorrências por falta de imunizantes para o público prioritário.
Em todas as 14 remessas, o Setor de Imunização da GRS-Ubá realizou videoconferência com as 31 secretarias municipais de Saúde, reforçando as orientações das Notas Informativas, atualizadas pela SES-MG em cada remessa, bem como o cumprimento das planilhas encaminhadas pela Secretaria, que discriminam o quantitativo a ser disponibilizado para dose 1 e dose 2″.