A Coordenadoria do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil e Agentes realizaram contato com proprietários de lotes e explanou orientações fundamentais para se evitar queimadas e aparecimento de animais peçonhentos nas residências.
Os incêndios em vegetação estão entre as ocorrências mais atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).
Incêndios em lotes vagos são de longe os mais atendidos pela corporação, estatística que levou o CBMMG a planejar uma grande campanha preventiva que foi lançada em todo o estado. A Operação Alerta Verde surge em caráter de disseminação da cultura de prevenção, com o fim de conscientizar e mobilizar a população mineira a ser mais colaborativa em ações que podem reduzir e evitar os incêndios em lotes vazios.
Boa parte dos incêndios em lotes vagos podem perfeitamente ser evitados, mas é necessário um esforço e envolvimento maior por parte das comunidades. A população mineira pode ser a maior aliada do Corpo de Bombeiros neste esforço de reduzir os incêndios e primar pela segurança dos moradores e qualidade do ar que respiramos.
Mas a ação não se resume apenas na propagação de ações preventivas. O CBMMG traçou uma estratégia diferente, com base no plano de enfrentamento ao período de estiagem. A antecipação do pico de ocorrências de vistorias em lotes do mês de junho, onde já existe grande incidência de incêndios.
Além disso, a corporação busca um estreitamento da comunicação com as prefeituras para reforçar tanto as fiscalizações e a identificação de incendiários, bem como a devida punição.
Ações essas que corroboram com a intenção e compromisso do Corpo de Bombeiros Militar de ampliar a atuação nos incêndios florestais de forma integrada em todo o estado, elevando a segurança das comunidades, desafiando a população a ser parte integrante neste processo, no qual todos nós somos responsáveis.
No interior do estado
A 2ª Companhia de Bombeiros de Ubá deu início a Operação Alerta Verde e como medida preventiva, os bombeiros visitam os locais considerados vulneráveis e que apresentam grande área de vegetação e lotes vagos orientando, repassando dicas e medidas preventivas para evitar esse tipo de ocorrência.
De acordo com os Bombeiros Militares “é muito importante esse trabalho realizado pela Corporação, pois evitamos a ocorrência de incêndios e orientamos os moradores das medidas preventivas que deverão adotar, tais como limpeza do lote, construção de aceiros e evitar o uso de queimadas, que podem fugir do controle, causando sérios prejuízos”.
A ação que passa a ser diária, é considerada importante, e a sociedade é nossa parceira neste trabalho”, explicou a Corporação.
O COMPDEC de Guiricema agradece aos proprietários dos lotes pela atenção e comprometimento em promover a limpeza dos mesmos.