Estamos no segundo dia seguindo a determinação da Secretária de Saúde do Governo do Estado, classificado como Onda Roxa do programa Minas Consciente e reforçado pelo prefeito da cidade Luiz Fabio Antonucci Filho, na última quarta-feira divulgou um vídeo na rede social, pedindo para a população mais consciência e paciência para o enfretamento ao COVID-19, e classificou como o pior momento da pandemia. Sobre o comércio o prefeito disse o seguinte “Não há fechamento do comércio, o comércio pode trabalhar em delivery e atendimento de retirada”. A prefeitura divulgou uma nota sobre a vigência do decreto 036 de 16 de março de 2021, onde somente poderão funcionar estabelecimentos relacionados como essenciais no protocolo de “onda roxa”, relacionados na Deliberação nº 130 de 3 de março de 2021.
Conversamos com alguns comerciantes dos bairros, que relataram que o movimento e vendas diminuíram aproximadamente 70% desde o inicio da Onda Roxa. Que estão sendo muito prejudicado pelas restrições, mais acreditam e estão com esperança de dias melhores.
Fica instituído no Município o toque de recolher das 20h às 05h de segunda a sexta e aos sábados e domingos das 17h às 05h, com restrição de circulação de pessoas e veículos neste período, exceto trabalhadores de saúde trabalhadores de serviços essenciais e pessoas em situação de urgência e emergência.
O GuiaVRB registrou movimentos de carros e motos após as 20h30, mais quanto ao movimento de pessoas na rua o volume é muito baixo. De fato o isolamento social no período estabelecido como toque de recolher está acima dos 90%, uma taxa considerada relevante para garantir menor taxa de transmissão do vírus.
No decreto divulgado pela prefeitura fica suspenso todos os serviços de serviços, comércios, academias e congêneres de práticas de esporte e educação física, feiras livres, empreendimentos, públicos ou privados, que não sejam classificados como essenciais nos termos do decreto 036/2021.
Venda de bebidas alcóolicas em estabelecimentos de qualquer natureza no período das 17h às 05h está proibido. Mais o GuiaVRB encontrou no dia 18/03 venda de bebida em alguns pontos da cidade fora do horário permitido.
Envie sua sugestão ou denuncia para o nosso WhatsApp: (32) 9 8453-0977.
Próximo ao Hospital São João Batista
Av. Dr. Lelé
Em dias normais, muito movimento de pessoas praticando atividade física.