Dados do Ministério da Saúde mostram que doses da vacina AstraZeneca fora da validade foram aplicadas em postos de saúde dos Municípios de São Geraldo e Ubá. Em São Geraldo o número é ainda maior, onde a data de vencimento dos lotes são diferentes. Quem recebeu a dose precisa ficar atento a data que recebeu a aplicação e o lote. Confira abaixo as informações:
O lote pode ser conferido na carteira individual de vacinação. Quem tiver recebido uma dose do imunizante de um desses lotes da vacina AstraZeneca após a data de vencimento, deve procurar uma unidade de saúde para orientação e acompanhamento.
Veja os locais que aplicaram doses vencidas nos Municípios de São Geraldo e Ubá:
Unidade Básica de Saúde Santo Antônio – São Geraldo/MG
Lote (Vencimento)
4120Z001 (29/março) – 68 Aplicações
4120Z005 (14/abril) – 68 Aplicações
Unidade de Atenção Primária a Saúde Santa Bernadete – Ubá/MG
Lote (Vencimento)
4120Z001 (29/março) – 01 Aplicação
Confira o seu cartão individual de vacinação. Observem os lotes da vacina e a data de vencimento, caso a data seja posterior a de vencimento, procure a unidade básica de saúde.
Segundo dados da Folha de São Paulo, pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca foram aplicadas em diversos postos de saúde do país, o que compromete sua proteção contra a Covid-19. Os dados constam de registros oficiais do Ministério da Saúde.
Até o dia 19 de junho, os imunizantes com o prazo de validade expirado haviam sido utilizados em 1.532 municípios brasileiros.
Além disso, outras 114 mil doses da vacina AstraZeneca que foram distribuídas a estados e municípios dentro do prazo de validade já expiraram. Não está claro se foram descartados ou se continuam sendo aplicadas.
É importante destacar que o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, afirma que quem tomou imunizante vencido precisa revacinar pelo menos 28 dias depois de ter recebido a dose administrada equivocadamente. Ou seja, é como se a pessoa não tivesse recebido a imunização.
2 respostas
E uma vergonha mesmo profissionais de saúde não atentarem p a validade das vacinas ,e ainda nós os chamamos de heróis,estão mais para vilões!