Na data de 03 de julho de 2021, entramos em contato com o Secretário Municipal de Saúde do Município de São Geraldo – MG, Sr. Felício Rodrigues Silva, a respeito da matéria divulgada pela Folha de São Paulo, de que vários municípios, incluindo São Geraldo, aplicaram doses da vacina AstraZeneca fora do prazo de validade.
O Secretário Felício Silva, prontamente nos atendeu e informou que logo após a informação transmitida pela Folha de São Paulo, foram conferidos todos os lotes de vacinas e verificou-se que todas as vacinas foram aplicadas dentro do prazo de validade no Município de São Geraldo. E ainda, entrou em contato com outros órgãos de Saúde, como a Regional de Ubá, para buscar mais informações e tudo indica que se trata de um erro no Sistema de cadastro do SUS.
Confira o esclarecimento do Secretário:
A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SÃO GERALDO informa que as 136 doses recebidas dos lotes citados na matéria da Folha de São Paulo não estavam vencidas e foram aplicadas dentro da validade. O que aconteceu é que existem fragilidades nos sistemas de informação do Ministério da Saúde que necessitam ser superadas pelo Governo Federal. Essa precariedade do sistema que causou todo esse desencontro de informações. Os lotes são devidamente verificados quanto ao prazo de validade e existe triagem rigorosa nesse processo. Desde os meses de janeiro e fevereiro o sistema de informações do Programa Nacional de Imunização (PNI) apresentava muita instabilidade, o que não permitia alimentação célere das doses aplicadas, com consequente atraso na digitação.
Além disso o tempo da digitação é muito maior que o tempo da vacinação, impossibilitando a informação dos dados em tempo real.
A data da digitação dos dados do vacinado não necessariamente corresponde ao dia efetivo de vacinação. Essa diferença chegou a vários dias de diferença no início da campanha.
Ressalto ainda que o número de doses de vacina para covid-19 adquiridas e distribuídas pelo MS, sempre foi muito aquém da necessidade do município, ou seja, na realidade assim que chegam no município são quase que imediatamente aplicadas, não havendo a possibilidade de expirar seu prazo de validade. Diante do exposto podemos afirmar que em São Geraldo estamos totalmente seguros quanto a regularidade de todas as doses aplicadas até o momento. Qualquer dúvida poderá ser também esclarecida junto à sala de vacina na UBS Santo Antônio ou no telefone (32) 3556 1165.
Felício Rodrigues Silva
Secretário Municipal de Saúde de São Geraldo MG