Quando chega o fim do ano muita gente que fica na luta em busca de emprego fica mais esperançosa com os trabalhos temporários e quem sabe a partir daí uma efetivação. A expectativa do comércio mineiro é de fazer mais contratações temporárias nessa reta final de 2021 em relação aos últimos meses do ano passado, e a chance de conquistar a vaga em definitivo também é maior. Os dados são da pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas (Fecomércio).
A economista da entidade, Gabriela Martins, explica quais fatores devem influenciar nesse aumento das contratações. “O aumento é devido principalmente a expectativa positiva dos empresários para retomada do movimento no comércio e também devido ao maior controle da pandemia.”
Conforme a pesquisa, as funções com mais vagas temporárias disponíveis para o final de ano são, principalmente, para vendedores, estoquista e operadoras de caixa.
Gabriela diz quais são as expectativas de contratação. “Uma parcela dos empresários se encontra disposta a contratar temporários neste final de ano, no entanto a maioria não encontra motivos para a contratação de mais funcionários, isso se dá devido à falta de movimento no comércio e também as vendas do comércio em baixa. Dos empresários que irão contratar temporário, 59% estão como a expectativa de contratar definitivamente essas pessoas e essa contratação provavelmente deverá ocorrer entre os meses de dezembro de 2021 e janeiro de 2022.”
Os tipos de comércio que mais devem buscar gente para contratar são os de tecidos, vestuário, calçados, de super e hipermercados, comércio de produtos alimentícios, bebidas e fumo em geral, além também do setor de artigos farmacêuticos, perfumaria e cosméticos.
A pesquisa da Fecomércio foi realizada com comerciantes de BH, Betim, Contagem e Uberlândia. A margem de erro é de 5% e o nível de confiança de 95%.