Moradores de Visconde do Rio Branco, Barbacena, Rio Pomba, Guiricema, São João del Rei, Antônio Carlos e Ubá foram surpreendidos por uma chuva acompanhada de granizo na tarde desta segunda-feira (3). Um alerta sobre a possibilidade havia sido emitido pelo Instituto de Meteorologia (Inmet) nesta manhã.
Segundo o Inmet, a chuva de granizo ocorre quando o ar quente da superfície terrestre encontra nuvens densas e muito frias em pontos mais altos da atmosfera.
Devido ao contraste brusco de temperatura, as gotas de água se solidificam. As pedras de gelo são formadas no interior das nuvens chamadas cumulonimbus e caem em formato de granizo.
Esse tipo de tempestade ocorre com a chegada de frentes frias. Veja abaixo as fotos enviadas pelos internautas:
Alerta de tempestade e chuvas intensas
As regiões da Zona da Mata e Campo das Vertentes estão sob alerta do Inmet para perigo potencial de “Chuvas Intensas” e “Tempestades”.
É esperada chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo.
Ubá
Foram registrados 27,07 mm de chuva em cerca de 30 minutos. O município contabilizou pontos de alagamento em diversos bairros:
Bairro Santa Luzia (Av. Padre Arnaldo Jansen);
Bairro Peluso (Rua Vereador Sebastião Lisboa de Andrade);
Bairro San Rafael (Av. Jesus Brandão).
Segundo a Defesa Civil, não houve feridos, desalojados ou desabrigados.
Antônio Carlos
Após a forte chuva que atingiu a cidade, a Prefeitura informou que as aulas na Escola Estadual Senador Antônio Carlos, no Distrito de Dr. Sá Fortes, foram suspensas na terça-feira (4) por causa dos danos causados.