Mais casos de estelionato foram registrados pela polícia de Viçosa nesta última semana, em que as vítimas perderam dinheiro ao acreditarem estar adquirindo um produto e efetuando pagamentos para pessoas que usaram de forma fraudulenta o nome de estabelecimentos já existentes, como de lojas fantasmas.
Além desses crimes, o antigo golpe do WhatsApp também fez mais uma vítima, tornando-se um dos modus operandi mais aplicados na região. Num intervalo de 10 dias, criminosos conseguiram levar mais de R$18 mil, se somados os prejuízos dos casos.
USO DO NOME DE LOJA VIÇOSENSE
Um criminoso usou o nome de uma loja de celulares de Viçosa para aplicar um golpe contra uma moradora de Mariana. A ocasião lhe rendeu um prejuízo de R$5.600.
A vítima foi até a companhia da Polícia Militar de Mariana alegando que no dia 8 entrou em contato com uma loja conhecida por vender celulares da marca Apple pela rede social Instagram, e que durante o contato feito, ela manifestou interesse em três aparelhos (dois Iphone Plus 7, 128 GB e um Iphone 11 PROMAX) e logo o suposto vendedor deu o valor de R$5.600, dizendo que só aceitava o pagamento por transferência Pix.
Já no dia 10 a vítima narrou que efetuou o pagamento em duas parcelas iguais de R$2.800, para os bancos do Brasil e Santander através das chaves Pix. Porém, após realizar o pagamento o golpista não respondeu nenhuma mensagem ou ligação da vítima, não sendo enviado comprovante ou código de rastreamento do produto, sendo então constatado o golpe.
Aos policiais a vítima disse que entrou em contato com o Banco Santander e conseguiu bloquear as transações das contas dos golpistas, o que não foi feito pelo Banco do Brasil. Ele ainda chegou a falar com o suposto vendedor por ligação antes da compra para esclarecer dúvidas da loja encontrada no Instagram, bastante conhecida na região, situada em Viçosa, na rua Milton Bandeira, nº 380, bairro João Mariano, conforme endereço especificado no perfil da loja.
Os policiais orientaram a vítima quanto à situação.
COMPROVANTE FAJUTO
Um morador de Visconde do Rio Branco recebeu um comprovante de pagamento falso na venda de um aparelho celular em R$ 3mil para uma compradora, que segundo ele, reside em Viçosa. O golpe ocorreu na tarde de segunda-feira, 9.
No dia 31 de maio, a vítima afirmou ter acertado a venda de um aparelho celular da marca Apple, no valor de R$3.100, em que a compradora realizaria o pagamento à vista, porém ela fez uma simulação de que havia enviado o dinheiro, com um comprovante com dados incompletos, o que foi constatado posteriormente pelo vendedor, já que a mesma saiu às pressas do local onde combinaram de entregar o aparelho.
Mesmo tendo feito contato com a compradora, a vítima não recebeu o dinheiro e nem conseguiu reaver o celular. Demais detalhes não foram repassados à polícia, mas a vítima ainda afirmou que o endereço dos pais da compradora é de Viçosa.
BOLETO ADULTERADO
Na intenção de quitar parcelas de seu veículo, um homem de 48 anos perdeu mais de R$ 3 mil ao efetuar o pagamento de um boleto falso e que após 8 dias, a empresa não reconheceu
Aos policiais ele contou que no dia 2 fez o login no site do banco Omni e retirou o boleto para quitar a divida de R$ 3.276,15, porém na terça-feira, 10, verificou que a empresa não reconheceu o pagamento e que o dinheiro havia sido depositado na conta de Marcos Vinicius Lima de Aguiar.
CORRETORA DE INVESTIMENTOS
Uma viçosense de 24 anos ficou no prejuízo de R$ 3 mil quando depositou a quantia para uma falsa corretora de investimentos.
De acordo com seu relato à polícia, no dia 2 efetuou uma transferência Pix no valor de R$3 mil para uma plataforma de investimentos da corretora chamada XCloud Brasil Intermediação, através do Mercado Pago, agencia 0001, conta corrente 8755399231-1. Porém, depois que realizou o pagamento, seu acesso na plataforma foi bloqueado, impedindo-a de realizar contato com os responsáveis, e só então constatou ter sido vítima de um golpe de estelionato, o que motivou a registrar o Boletim de Ocorrência na Delegacia.
SITE FALSIFICADO
Há 10 dias uma mulher comprou uma bicicleta em loja paulista, mas que pela demora constatou se tratar de um golpe, já que o endereço eletrônico do estabelecimento estava fora do ar.
A vítima compareceu a unidade policial dizendo que no dia 2 efetuou a compra de uma bicicleta através do site da loja Franbikes, situado na rua Doutor Veiga Filho, nº70, edifício comercial, bairro Santa Cecília, em São Paulo. Ela realizou o pagamento via Pix no valor de R$677,59, entretanto, como não recebeu o produto no prazo estipulado, foi pesquisar a referida empresa e não mais teve contato. Relatou também que quem recebeu o valor citado foi o titular da conta corrente 01063613-7, agencia 0696, Banco Santander.
COMPRA DE BICICLETA
Uma transferência de R$ 1.200 via Pix foi feita para uma loja de bicicletas em Fortaleza, capital do Ceará, como forma de comprovar a adquirição de uma bicicleta feita por um morador de Viçosa.
A vítima disse para a polícia que depois de ter realizado o pagamento no dia 10, para a conta da loja, fez contato com os vendedores e foi informado que alguém estaria usando os dados do estabelecimento para aplicar golpes semelhantes ao da vítima, que logo registrou a ocorrência.
WHATSAPP FALSO
Por acreditar ter recebido uma mensagem da filha pelo WhatsApp, uma mulher foi vítima de estelionato, e acabou perdendo R$1.157.
No último dia 11, a vítima recebeu uma mensagem no aplicativo de alguém se passando por sua filha, usando sua foto de perfil, e de acordo com o que foi relatado à polícia, dizendo que havia mudado de número.
O farsante solicitou uma transferência Pix de R$550, o que foi feito pela vítima sem nenhuma suspeita, para o banco 336-Banco C6 S.A, agência 0001, conta 8856657-9, e outro de R$625 para o Banco Itaú, nº341, agência 0500, conta 004018320-4. Ainda segundo a vítima, sua filha disse que não tinha pedido nenhum dinheiro, constatando que o estelionatário teve sucesso.